Curiosos que visitaram o Blog

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Aurélio, o jumento

Nasceu filho único. Nas suas vagas lembranças da mãe vê uma figura dócil e protetora. Nem bem desmamou foi vendido pelo patrão de sua mãe a um vizinho.
Chegando em sua nova casa conheceu João Roberto, o filho do patrão. O sonho de João Roberto era ser famoso, um doutor, por isso tinha muitos livros e estudava muito. Aurélio e João Roberto se tornaram bons amigos. Nas horas que não estava carregando alimentos da fazenda para vender na cidade com o patrão, Aurélio e João Roberto estavam sempre juntos.
Aurélio levava João Roberto e seus livros pela fazenda todos os dias. Um dia iam a um lago, no outro a uma cascata, em outro a um bosque vizinho. João Roberto se acomodava como podia, abria seus livros e os lia em voz alta para Aurélio. E dia após dia os dois iam ficando mais cultos, mais inteligentes.
Chegou o dia de João Roberto ir a tão sonhada faculdade. Na sua despedida disse a Aurélio: “Vou me formar doutor. Volto para ver para você sempre que puder”.  E após um carinho no lombo de Aurélio, João Roberto embarca no carro do pai e segue rumo a cidade grande.
Naquela mesma noite, de longe, Aurélio ouve choro e desespero vindo da casa do patrão. Chega mais perto para ouvir, e tem a trágica notícia que João Roberto havia morrido em um acidente de avião. Fica agitado, desesperado. Não dorme pensando no que ouvira. Podia ter entendido mal. Devia ter entendido mal.
Mas na manhã seguinte, chega um carro funerário com o corpo sem vida de João Roberto. Aurélio permanece junto a janela durante todo o velório, apesar da insistência dos humanos para que se afastasse.
A família segue para o enterro no cemitério da cidade. E Aurélio segue de longe o cortejo. Escondido por detrás de algumas árvores assiste o funeral de seu grande amigo que tinha o sonho de ser famoso, um doutor.
Os carros dos familiares vão indo embora. E Aurélio fica. Cemitério vazio. Aurélio se aproxima do túmulo de João Roberto e se despede pela última vez com uma promessa. “Eu vou a cidade ser famoso por nós dois”.

Estilo musical: Rap.
Música: Dezesseis (Renato Russo).
Trabalho: catador de papéis.

Dezesseis
Composição : Renato Russo

Nenhum comentário:

Postar um comentário